Filmes






 
Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. (Paulo Freire)
JUSTIFICATIVA:
Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
De acordo com LEVY (1994), " novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da Informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma Informática cada vez mais avançada.
Para finalizar, BORBA (- 2001) que: “O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma‘alfabetização tecnológica’ . Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E , nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.”
Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la.
OBJETIVO
Promover um espaço para integrar os conteúdos estudados em sala com os divulgados nos meios de comunicação através das mídias, no caso internet, desenvolvendo assim uma maior motivação e aprofundamento do conteúdo a ser desenvolvido.
Objetivos Específicos
Socializar informações sobre a importância do uso do computador como nova ferramenta didática no processos ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo, sensibilizar para a utilização adequada desta ferramenta, estabelecendo as diferenças entre informática e informática educativa.

Metodologia
 

Com a disponibilidade do livro didático, o professor pode, através das indicações no próprio livro, desenvolver pesquisas e curiosidades da cada área do conhecimento.



O livro didático que temos, em todas as áreas, apresentam sugestões de atividades, onde são utilizadas as demais mídias. Internet, rádio, CD etc.


· Assistir filmes, na Sala de TI, relacionados aos temas trabalhados em sala de aula


· Realizar pesquisas contextualizando os conteúdos


· Jogos didáticos e pedagógicos.

DURAÇÃO DO PROJETO


Ao longo do ano, de acordo com o planejamento do professor.


AVALIAÇÃO

O professor deverá fazer o registro das atividades desenvolvidas e os tópicos de dúvidas.


Professoras: Ana Lúcia

                      Benta

                      Maria de Fátima e

                      Vania Rossato