Capoeira



1. TEMA:
EDUCAÇÃO NÃO TEM COR

2. CRONOGRAMA:
a- O projeto será realizado durante o ano;
b- No dia 20 de novembro dia nacional da consciência negra, os alunos e os professores apresentaremos a luta (capoeira);


3. CARACTERISTICA:
Projeto interdisciplinar entre Educação Física, Geografia, História, Informática e Português,

4.JUSTIFICATIVA:
Refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção do nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho esperamos que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

5. OBJETIVO GERAL:
Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros na escola e sociedade.
Debater com o professor de geografia e história junto com os alunos do 3º série sobre a localização da africa e do Brasil e o caminho percorrido pelo negro até chegar ao Brasil.

6. OBJETIVO ESPECÍFICO:
a - Valorizar a identidade da criança negra;
b - Contar história (menina bonita do laço de fita);
c - Pesquisar na sala de informática, músicas africanas e danças;
d - Ver em vídeos o jogo da capoeira para facilitar o aprendizagem dos alunos no movimento e ritmos;
e - Pesquisar na sala da informática sobre alguns artigos de DECLARÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS;
f - Apresentar o jogo da capoeira para a escola e comunidade.


7. DESENVOLVIMENTO:
O projeto será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para turma.
O tema será desenvolvido na sala de aula, sala de informática, e na quadra de esporte por meio de atividades práticas para explorar o movimento da luta (capoeira) e danças.


8. MATERIAL:
a - Livro de literatura infantil;
b - Vídeos (ver clipes de música e danças africanas);
c - CD (ouvir músicas);
d - Sala de informática, pesquisar sobre o tema (declaração universal dos direitos humanos);
e - Mapa (ver o percurso da áfrica até o Brasil);


9. AVALIAÇÃO:
Será de forma contínua e diagnóstica; com a intenção de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolver suas potencialidades levando em conta os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas atividades no decorrer do projeto.


Professores: Catiane
                      Kênia
                      Nilvania
                      Vania e
                      Varley